Nossos resultados
Projetos criados
0
Empregos diretos
0
Atendimentos por dia
0
Refeições por dia
0
Ao final da década de 1950 um pequeno grupo de moradores da região se uniu para pedir melhorias para o bairro, totalmente sem estrutura, utilizado como lixão e para exploração de areia da várzea do Rio Tietê.
Em 1961 João Veloso e Paulo Veloso doaram um terreno para a construção de sua sede própria. Na década de 1960, ainda durante as obras já haviam cursos profissionalizantes como Corte e Costura e também funcionava um posto médico UBS VILA GUILHERME com atendimento de emergências.
Desde sua fundação a Associação sempre teve projetos voltados a educação de crianças, sempre organizando festas e envolvida em discussões para as melhorias do bairro, contando com a participação da comunidade em eventos e reinvindicações. Ao longo destes mais de 50 anos, a Entidade foi diversificando seus trabalhos e focando cada vez mais na melhoria da qualidade de vida e educação infantil, dentre suas conquistas destacam-se: pavimentação de ruas e avenidas, rede de esgoto, iluminação para toda a Vila Guilherme Baixa, telefonia pública, condução como a linha Vila Paiva e Princesa Izabel, posto policial, cursos profissionalizantes, posto de saúde, parque do Trote, postos dos correios, colégio Oliva Irene, escola pré primário, CEIs, curso de alfabetização de jovens e adultos, Cinema Comunitário, atendimento odontológico, aulas de dança, ginastica e muitas outras melhorias e trabalhos.
Devido à dimensão de seus projetos que ultrapassam os limites do bairro de Vila Guilherme, e hoje são de âmbito estadual, a entidade passou por reestruturação que vai desde procedimentos até alteração do nome e logo.
A análise semiótica do nome Seara remete a área, mas áreas cultivadas, campos de cultivo, que geram alimentos, valores e produtos, o Norte remete a sua fundação na zona norte de SP, mas tambem traz o rumo a ser seguido, o norte como ponto cardeal, para onde deve seguir toda a riqueza de trabalho desenvolvido no campo semeado.
Logotipo: cinco imagens coloridas parecendo pessoas de mãos dadas, formando em seu centro a figura de uma estrela de 5 pontas.
Marrom: terra, madeira, estilo de vida, natural;
Vermelho: energia, amor, determinação, humanos;
Amarelo: otimismo, alegria, criatividade, Sol;
Verde: liberdade, esperança, vida, natureza;
Azul: céu, mar, estabilidade, confiança e sabedoria;
Pessoas de mãos dadas representando a diversidade e pluralidade de culturas, pessoas, raças e projetos que desenvolvemos, todos unidos de forma harmoniosa e orgânica, formando o ciclo, de inicio, meio mas sem fim dos projetos que podem ser realizados, buscando sempre a harmonia e continuo desenvolvimento, formando a estrela de 5 pontas.
O pentagrama inspirando na Vida e na obra O Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci, representando uma pessoa em pé de braços abertos, sendo os cinco elementos, Terra, Fogo, àgua, Ar e Espírito. Por fim a fonte verde que remete a vida e natureza, ressaltando todos os valores citados acima, vem como a data de sua fundação em amarelo mostrando toda alegria de sua trajetória desde sua fundação.
Hoje possui projetos em convênios nas mais diversas áreas, para destaque em Desenvolvimento Social e Educação, com Centros de Educação Infantil e Restaurantes Populares e Bom Prato.